16 de fev. de 2008

Alguns

Na mesmice do real encontramos descontentes,
desprovido de limites, desafiam os conformados.
Provocando seus sentidos e alterando suas mentes,
sendo tido como heróis ou apenas alucinados.

15 de fev. de 2008

Persona non grata II

Genoveva era viúva, 68 anos, manca e adorava ver novelas. Seu maior orgulho era Naldinho, filho mais velho, 45 anos, solteiro e responsável. Meu bebê! – Costumava dizer Genoveva enquanto olhava as fotos do seu “picorruxo”. Boa parte do dia Genoveva passava sentada em seu alpendre enquanto observava o movimento da rua. Conhecia as particularidades de todos que ali viviam, do Antenor marido da Ruth que chegava bêbado todas as noites de sexta, ao Marquinhos que fumava maconha escondido na rua debaixo junto com Paulo filho da Odete. “Que povinho”. Dizia a viúva enquanto afagava Thunder, o grande siamês. A vida alheia era o seu maior passatempo, entretenimento gratuito para Genoveva.


Em uma tarde de domingo, após o “fatigante” almoço em família, Genoveva observava Otílio, seu neto mais novo andando em sua mais nova bicicleta. “Não suporto esse peste”. Dizia a velha após socorrer Thunder, o grande siamês, inúmeras vezes das garras de Otílio, o peste.

- Mas que bicicleta infernal! Será que não podia estar arranhando outra calçada? Dá um jeito nesse moleque João Afonso.

- Poxa mãe, do jeito que a senhora fala até parece que Otílio não é seu neto.

- Sendo filho de quem é, não duvido nada. – e Thunder, o grande siamês ganhava o seu afago.


Aquele gato significava muito para Genoveva, muito mais que a sua coleção caríssima de cristais. Otílio é quem havia dado aquele gato já batizado de Thunder para a vó. Mas o menino também havia quebrado diversas peças de seu cristaleiro, o que deixava o pequeno Otílio endividado com a vovó.

- Vó Genô me dá mais um pedaço de bolo?

- Já comeu o bastante! Agora vá lavar sua mão antes que decida limpar em minha toalha nova. – Pobre Otílio.


Não demorou muito e Thunder, o grande, morreu de infarto ao tentar descer de uma cadeira. O baque foi demais para Genoveva que logo começou a trocar as bolas, embaralhar as idéia e gritar com pombos. Ficou pinéu. Naldinho logo tomou as providências “cabíveis” e internou a velha em um asilo. Afinal, quem iria abraçar a mala?


Após um pequeno surto no Asilo do Papai, Genoveva enfiou a cara em um prato de mingau. Ato que lhe concedeu o prêmio mais alto que o Papai poderia oferecer, um belo cocktail de sedativos. Genô agora caminha em campos verdes e macios, ao fechar os olhos percebe que pode sentir o orvalho em sua face e a brisa em seus cabelos.

- Mas que frio da porra! – enquanto afagava a sua mão.